Saiba mais sobre o Chá de Malva e conheça seus benefícios!
O Chá de malva (Malva Sylvestris) cultivada como planta ornamental, por conta de suas belas flores, é originária da Europa e, além do seu uso na fitoterapia, a planta é usada como hortaliça desde o século VIII a.C. Esta espécie não deve ser confundida com outras existentes no Brasil ou no exterior e conhecidas pelo mesmo nome malva, pertencentes a outras espécies ou gêneros como Sida, Pavonia, Abutilon, Althaea, Eremanthus, etc.
Chá de malva |
As folhas da Malva são muito usadas na medicina popular, estão entre os conselhos dos mais antigos, como diversos outros chás.
Os mais velhos indicam a malva para ajudar nas inflamações da boca (aftas e gengivites) e garganta, principalmente na forma de gargarejos.
Chá de Malva e seus benefícios
O chá de Malva é usado em casos de prisão de ventre, úlceras e gastrite. Na forma de emplastro, a malva é recomendada para tratar abcessos e as compressas feitas com as folhas são consideradas ótimas para aliviar queimaduras de sol.
O chá de folhas de malvas é agradável e refrescante tal como o chá das suas flores que poderá preparar na época da floração ou seja Primavera e Verão e constituem um agradável refresco.
As flores comestíveis podem ainda ser utilizadas na decoração de vários pratos, as raízes cozidas e depois fritas com alho ou cebola são um bom acompanhamento de arroz, carne ou peixe, as sementes possuem um delicado sabor a nozes.
Malva na culinária
As folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação pois estimulam a produção do leite, alimentam e podem ainda ser usadas em compressas para tratar mamilos gretados.Vídeo no Youtube sobre a Malva